*Agora* é hora de ouvir o quanto você puder
Hi everyone! Pra resumir: agora é hora de você ouvir aquele conselho, “Você tem que mergulhar no inglês“, e segui-lo à risca. É aqui que as coisas começam a pegar fogo!
Quando você tiver encontrado um programa de áudio bom para você (= que você compreende bem e que goste – e daqui a alguns dias você vai receber uma lista com recomendações), é simples:
QUANTO MAIS VOCÊ OUVIR ÁUDIO COMPREENSÍVEL, MAIS RÁPIDO VOCÊ VAI PROGREDIR.
O que eu quero dizer com progredir? Eu quero dizer que você adquire inglês, adquire vocabulário, adquire a “mecânica” da língua, e começa a botar pra fora falar.
Quando você tiver encontrado um programa de áudio bom para você (= que você compreende bem e que goste – e daqui a alguns dias você vai receber uma lista com recomendações), é simples:
QUANTO MAIS VOCÊ OUVIR ÁUDIO COMPREENSÍVEL, MAIS RÁPIDO VOCÊ VAI PROGREDIR.
O que eu quero dizer com progredir? Eu quero dizer que você adquire inglês, adquire vocabulário, adquire a “mecânica” da língua, e começa a botar pra fora falar.
Por que na maioria das escolas de inglês os alunos quase não progridem na fala?
A maioria dos alunos consegue acompanhar o conteúdo do livro. Eles até entendem os diálogos do CD, os textos e a matéria. Input compreensível? Na aula geralmente tem.
Mas só isso não é suficiente.
A situação na maioria das escolas é uma combinação de exposição insuficiente ao áudio, falta de informação e/ou falta de interesse. Cenário comum nas escolas: uma unidade por aula, ouve o diálogo 2, 3 vezes, o resto da aula é gramática e exercício. Junte a isso o fato de muitos alunos fazerem inglês porque “é importante”, porque o pai quer, etc. e não é surpresa que tenha aluno chegando no intermediário avançado sem conseguir falar direito o que fez no fim de semana. Prova escrita, é só dar uma estudada. Prova oral, quando tem, em geral é facilitada.
Muita gente coloca a culpa nos materiais usados pelas escolas. OK, os diálogos de livros podem não ser sempre os mais interessantes do mundo, mas ainda assim são inglês. Os diálogos do CD do livro podem ser justamente o que você precisa num momento em que ainda não compreende muita coisa.
Alguns alunos são super estudiosos e querem muito progredir. Em casa eles até dão uma ouvida no áudio, mas passam bastante tempo também estudando gramática e fazendo exercício. Por falta de informação, eles passam de um semestre para o outro com pouquíssimo input auditivo. Sem ouvir bastante a língua, não tem como chegar a produzi-la de maneira natural.
Mas só isso não é suficiente.
A situação na maioria das escolas é uma combinação de exposição insuficiente ao áudio, falta de informação e/ou falta de interesse. Cenário comum nas escolas: uma unidade por aula, ouve o diálogo 2, 3 vezes, o resto da aula é gramática e exercício. Junte a isso o fato de muitos alunos fazerem inglês porque “é importante”, porque o pai quer, etc. e não é surpresa que tenha aluno chegando no intermediário avançado sem conseguir falar direito o que fez no fim de semana. Prova escrita, é só dar uma estudada. Prova oral, quando tem, em geral é facilitada.
Muita gente coloca a culpa nos materiais usados pelas escolas. OK, os diálogos de livros podem não ser sempre os mais interessantes do mundo, mas ainda assim são inglês. Os diálogos do CD do livro podem ser justamente o que você precisa num momento em que ainda não compreende muita coisa.
Alguns alunos são super estudiosos e querem muito progredir. Em casa eles até dão uma ouvida no áudio, mas passam bastante tempo também estudando gramática e fazendo exercício. Por falta de informação, eles passam de um semestre para o outro com pouquíssimo input auditivo. Sem ouvir bastante a língua, não tem como chegar a produzi-la de maneira natural.
Quantas vezes preciso ouvir cada áudio?
Eu já fui de aconselhar alunos a ouvir muitas e muitas vezes o mesmo áudio sem parar. Hoje, na minha experiência, eu vejo que mais importante é se cercar de um programa (de podcasts, por exemplo) que seja adequado para você. Com muitos episódios de um mesmo programa à disposição a variedade está garantida e, ao mesmo tempo, a tendência é que o nível de dificuldade se mantenha constante e que ocorra repetição natural de vocabulário e estruturas (mais sobre isso na próxima lição).
Ao mesmo tempo, é muito bom sim ouvir o mesmo episódio algumas vezes. Uma vez é geralmente pouco para pegar bem. Quantas vezes? Quando você perder o interesse, sabe que já deu. Minha sugestão pessoal é, escolha uns 4-5 episódios por semana e vá ouvindo até a semana acabar.
Quanto tempo eu preciso ouvir para ter o resultado XYZ?
Hmm, eu acho que você já sabe a resposta a essa pergunta. Impossível ser preciso. Mas como eu disse lá no começo, com algum tempo de prática você vai notar que palavras, expressões, frases estão vindo à sua cabeça no momento que você precisa delas. É aí que você se dá conta de que a coisa funciona mesmo, e de como não é tão difícil. Se você mantiver o ritmo, isso vira uma bola de neve.
É isso, não tem muito segredo. Agora é a hora! É a hora de você se familiarizar com o que você já viu no papel e até entende, mas ainda não conseguiu dizer naturalmente. É hora de ouvir que nem você ouve gente todo dia conversando do seu lado, de escolher coisas interessantes e escutar até esquecer que a estória é em inglês.
Você talvez já tenha visto pessoas que conseguiram chegar a um nível legal de fluência descreverem como elas fizeram isso. É comum essas pessoas dizerem Inglês se tornou parte do meu dia a dia, eu ouço rádio em inglês, eu assisto filme, eu leio livro em inglês, eu… etc. etc.
Esse é um testemunho super positivo, e funciona para quem já compreende rádio, filme e livro razoavelmente bem. Mas o espírito desse conselho (mergulhar no inglês) vale também para você quando usa o material certo, qualquer que seja seu nível de compreensão.
Sabemos que é mais fácil falar do que fazer – às vezes a gente não consegue botar as coisas em prática no dia-a-dia. Na próxima lição, daremos várias dicas para facilitar sua prática de listening.
See you soon. Kisses and hugs.
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