Como Falar Inglês, Lição 1

Aprender sobre inglês não leva você a falar naturalmente





Hi everyone! Há alunos que estudam inglês há tempos, mas no começo das aulas a mecânica é a seguinte: o professor explica a gramática, passa exercício, a ouve os diálogos do CD umas vezes, e logo em seguida dá uma praticada. A tarefa de casa consiste em fazer os exercícios do livro, e só. Na aula seguinte, unidade nova. Esses alunos até progridem, mas a fala fica quebrada e hesitante.

Imagine mudar o rumo das aulas. Use mais o áudio do CD, diminua o tempo com gramática. A tarefa de casa é ouvir o áudio mais vezes.

Depois de um tempo, você vai perceber que as palavras saem da sua boca sem precisar ficar pensando. Aí você toma gosto pela coisa e começa a ouvir podcasts fora da aula. E logo estará falando coisas toda hora que não aprendeu na aula – e falará corretamente.

O que acontece dessa forma se chama aquisição.


AQUISIÇÃO X APRENDER


Aquisição é um processo natural, inconsciente e não tem como evitar: você ouve algo que compreende, e BOOM! Você adquiriu um pouquinho da língua. Ouça o suficiente e daqui a pouco aquilo sai da sua boca na hora que você quer expressar a ideia correspondente.

É como quando seu amigo usa uma gíria nova que você nunca tinha ouvido antes. Sabe como é? Você ouve ele usando a gíria umas vezes, “pega” o significado, e quando se dá conta já está usando. “Aquisição” aconteceu novamente: você acabou de adquirir um pouquinho mais de português.

Você já é fluente em um idioma, e as pessoas que te criaram são os melhores professores de línguas que você já teve. Sua mãe não discutia filosofia ou narrava o noticiário pra você. Ela se comunicava com frases simples como “Dá” (ao mesmo tempo em que pegava o que queria que você desse) e “Vem cá” (enquanto trazia você para junto dela). Você logo passou a associar áudio com significado. Sem gramática, sem memorizar e sem livro, depois de algum tempo você se tornou fluente.

Agora, aprender língua é bem diferente de aquisição. Aprender é um processo consciente onde você estuda as regras, as formas das estruturas e os símbolos fonéticos. Na verdade, você aprende sobre a língua. Não vai demorar muito para você saber mais sobre inglês que americano!

Para ser sincera, eu não acho que gramática e outros materiais auxiliares sejam o filhote de cruz-credo com deus-me-livre.   Eles podem ser usados como referência e para esclarecer. Mas eu não preciso te dizer quais são os resultados do modelo tradicional de ensino que se apoia fortemente em gramática. 

Você aprende tudo no papel, estuda o livro até as páginas ficarem cheias de orelha e quando você abre a boca, no meio de uma conversa em inglês, aquilo não sai. Numa conversa ao vivo e em tempo real, é simplesmente complicado demais ficar na dependência da memória e tentar lembrar da regra e das palavras certas.

E O QUE EU FAÇO, ENTÃO, PRA TER ESSA AQUISIÇÃO?

Você cria um ambiente super propício para sua aquisição. Você ouve, ouve, ouve inglês (e lê também, mas leitura não substitui áudio).

Mas se você quer turbinar sua aquisição, não perca tempo com qualquer inglês. “Qualquer inglês é inglês”, verdade. Só que você tem muito mais a ganhar focando em áudio compreensível, e a próxima lição explica porque isso é tão importante e como selecionar o áudio mais eficaz para você.

Aproveite e pense nisso:

  • Como você avalia seu nível de compreensão do inglês falado?
  • Se você já faz listening, que material você usa e quantos % dele você compreende?
  • Agora, responda essa: como você avalia a sua expressão verbal – a sua fala?
  • Percebeu como a compreensão está acima da fala?
Não espere seu professor, há coisas que só você pode fazer. Semana que vem tem a lição 2!

See you soon!
Kisses and hugs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares